Content

Artigos
Home Artigos Carf terá reuniões de julgamento virtuais nos meses de fevereiro e março de 2022

21/01/2022

Carf terá reuniões de julgamento virtuais nos meses de fevereiro e março de 2022

Foi publicada nesta quinta-feira (20/1) a Portaria 421/2022 do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), que regulamenta a promoção de sessões de julgamento de forma não presencial nos meses de fevereiro e março de 2022, tendo em vista o contexto sanitário atual.

De acordo com a norma, enquandram-se na modalidade de julgamento não presencial os processos cujo valor atualizado seja de até R$ 36 milhões, bem como os recursos, independentemente do valor do processo, cuja matéria seja exclusivamente objeto de súmula ou resolução do Carf, ou de decisões transitadas em julgado do Supremo Tribunal Federal ou do Superior Tribunal de Justiça, proferidas na sistemática da repercussão geral ou dos recursos repetitivos.

O processo indicado para reunião não presencial que desatenda aos requisitos estabelecidos será retirado de pauta pelo presidente da turma, para ser então incluído em reunião de julgamento a ser agendada oportunamente.

Também serão julgados na modalidade virtual os processos retirados de pauta de turmas extraordinárias em face de pedido de sustentação oral. O pedido de sustentação oral deverá ser encaminhado por meio de formulário eletrônico disponibilizado na Carta de Serviços no site do Carf em até dois dias úteis antes do início da reunião mensal de julgamento, independentemente da sessão em que o processo tenha sido agendado.

A sustentação oral será feita por meio de uma das seguintes modalidades: gravação de vídeo/áudio, limitado a 15 minutos, ou videoconferência, utilizando a ferramenta adotada pelo Carf, no momento em que o processo for apregoado na respectiva sessão de julgamento.

Os recursos serão julgados na ordem da pauta, priorizando-se o julgamento dos processos para os quais houver pedido de sustentação oral e/ou acompanhamento na sala da sessão virtual. Caso o patrono não se encontre na sala de espera da ferramenta de videoconferência quando apregoado o processo para o qual solicitou a sustentação oral e/ou acompanhamento, será apregoado o processo seguinte.

A ausência do patrono que formalizou pedido de sustentação oral ou de acompanhamento não prejudica o julgamento do processo, desde que feito na ordem da pauta. Eventual interrupção da participação do patrono na videoconferência, sem o restabelecimento da comunicação em até cinco minutos, implicará a continuidade do julgamento do processo, independentemente do retorno do patrono à sala, registrando-se em ata o ocorrido.

Por fim, a Portaria assegura o direito ao envio de memorial por meio de formulário eletrônico próprio, disponível na Carta de Serviços no site do Carf, em até cinco dias contados da data da publicação da pauta.

Suspensões em janeiro
O Carf retomaria as sessões presenciais neste mês de janeiro. Mas os julgamentos têm sido cancelados por falta de quórum ocasionada pela adesão de conselheiros representantes da Fazenda Nacional ao movimento contra a redução de orçamento na Receita.

Fonte: Conjur
20/05/2022
Receita adia entrega de escrituração contábil digital
20/05/2022
Difal: Estados podem acionar regra que impede restituição
20/05/2022
Estudo mostra impacto do Difal do ICMS na inflação
16/05/2022
Vista suspende julgamento sobre limites da coisa julgada tributária
16/05/2022
A caracterização da excludente de culpabilidade no crime de sonegação previdenciária exige que as dificuldades financeiras coloquem em risco a própria existência da empresa
16/05/2022
Imposto de Renda: contribuintes estão adiando declaração para elevar restituição
16/05/2022
Excessos de advogado não são cobertos pela imunidade profissional, afirma STJ
16/05/2022
Supremo julga cobrança sobre benefícios fiscais
16/05/2022
Parcelamento tributário por um devedor não afasta solidariedade dos demais
13/05/2022
Relp: negociações devem ser feitas por dois sistemas diferentes
13/05/2022
Plano Anual de Fiscalização da Receita Federal busca identificar irregularidades tributárias
13/05/2022
Comissão aprova proposta que reabre o Pert para renegociação de dívidas na pandemia
13/05/2022
Justiça autoriza bloqueio de criptoativos de devedores
13/05/2022
AGU questiona no STF a forma de cobrança de ICMS nos combustíveis pelos estados
12/05/2022
Comissão aprova proposta que isenta de impostos as aplicações financeiras das cooperativas Fonte: Agência Câmara de Notícias
12/05/2022
Análise de prejuízo fiscal deve ocorrer em 5 anos a partir da apuração, decide Carf
12/05/2022
Receita Federal suspende emissão da Nota Fiscal Eletrônica por três dias
12/05/2022
Governo zera imposto de sete categorias de alimentos a partir de hoje (12); veja o que muda
12/05/2022
Análise de prejuízo fiscal deve ocorrer em 5 anos a partir da apuração, decide Carf
12/05/2022
Comissão aprova proposta que altera base de cálculo de tributos sobre aplicações financeiras das cooperativas
VER TUDO
Por Eng
Seu Pedido
0

Você não tem itens
no seu pedido

Continuar Comprando