Content

Artigos
Home Artigos Reforma tributária: Ipea aponta que proposta vai gerar mais crescimento e empregos

11/07/2023

Reforma tributária: Ipea aponta que proposta vai gerar mais crescimento e empregos

Segundo nota técnica do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), publicada nesta quinta-feira (6), a proposta da reforma tributária permitirá uma aceleração do crescimento econômico e aumento na geração de empregos.

De acordo com os dados apurados no estudo, se o novo Imposto sobre Valor Agregado (IVA), que substituirá cinco tributos diferente, tiver taxa padrão de 28%, o Produto Interno Bruto (PIB) crescerá, no acumulado até 2023, 2,39% a mais do que em um cenário sem reforma.

A proposta da emenda à Constituição (PEC) ainda passa por ajustes de última hora, visto que há uma série de negociações entre o relator da matéria, o deputado Aguinaldo Ribeiro, governadores e líderes partidários nos últimos dias.

O levantamento do Ipea faz simulações, baseando-se em um modelo estatístico, para comparar o cenário-base, no qual não há reforma tributária, com o cenário em que o sistema de tributação é reformado.

As simulações feitas ainda não incluem as alterações de última hora apresentadas na noite de quarta-feira (5) por Ribeiro.

A pesquisa estima o efeito das mudanças nos níveis de preços de bens e serviços sobre o crescimento econômico e o emprego.

De acordo com a nota técnica, o modelo permite verificar “a evolução de fundamentos da economia ao longo do tempo”, incorporando “a variação do estoque pessoal ocupado, a dinâmica de variação do capital e os mecanismos de investimento”, em função dos preços de bens e serviços.

A reforma tributária em discussão na Câmara mexe, especialmente, nos tributos cobrados sobre o consumo, que acabam atingindo o nível dos preços finais de bens e serviços.

O centro da PEC que está para ser votada é criar o IVA, subdividido no Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e na Contribuição social de Bens e Serviços (CBS) .

Impactos das mudanças
Segundo a nota técnica do Ipea, o impacto da reforma será positivo sobre o crescimento econômico, uma vez que o atual sistema tributário taxa excessivamente bens de “setores intensivos em capital, com produtividade maior do que a média da economia brasileira”, como a produção de combustíveis e biocombustíveis, eletrônicos, alimentos, perfumaria e limpeza.

“Diminuindo a tributação sobre o consumo dos produtos desses setores, os seus preços relativos podem diminuir, fazendo com que eles aumentem sua produção e gerem mais demanda por insumos. A tendência é aumentar o PIB, pois esses setores têm cadeias mais longas”, diz um trecho da nota técnica do Ipea, de autoria do pesquisador João Maria de Oliveira

Estimativas consideram apenas os efeitos das mudanças nos preços finais dos bens e serviços, em função dos setores da economia e de cada estado do país.

Estão de fora possíveis melhorias que a reforma tributária poderá trazer nos custos associados à complexidade tributária, ou seja, o impulso no crescimento econômico pode ser ainda mais elevado, se as mudanças trouxeram uma simplificação generalizada e resultarem em menos processos administrativos e judiciais.

Empregos
O levantamento também prevê uma elevação na geração de empregos.

Nas contas de Oliveira a população ocupada chegaria, em 2032, 1,03% acima do que seria no cenário-base, ou seja, sem a reforma.

Em 2022, o total de ocupados, incluindo empregos formais e informais, terminou em 99,4 milhões de trabalhadores, como revelou estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Até o ano de 2032, a tendência é que esse contingente cresça, no entanto, considerando os números do ano passado, a diferença de 1% equivale a cerca de 1 milhão de empregos.
30/07/2025
Reforma Tributária – Normas e Estrutura Atual
30/07/2025
Tabelas Fiscais Oficiais - REFORMA TRIBUTÁRIA
08/05/2025
REFORMA TRIBUTARIA
08/05/2025
A Reforma Tributária no Brasil
08/05/2025
A transição para a Reforma Tributária em 2026
10/09/2024
Roubo da mercadoria afasta multa tributária aplicada a transportadora
10/09/2024
Produtor rural obtém direito a restituição de ICMS pago a mais
10/09/2024
Bancos devem informar operações do ICMS eletrônico, decide STF
10/09/2024
Empresa de economia mista que presta serviço essencial não pode ter bens penhorados
04/09/2024
Não incide IRRF na transferência de quotas de fundo de investimento por sucessão
04/09/2024
Gerdau vence no STJ discussão sobre ágio interno
04/09/2024
Agenda STF: Ministros devem julgar ação sobre Reintegra com impacto de R$ 49,9 bilhões para a União
04/09/2024
STF julga imunidade tributária na importação de vinis de artistas brasileiros
04/09/2024
Secretário da reforma tributária afirma que contadores terão atuação diferente no novo sistema tributário brasileiro
04/09/2024
Sefaz-AM inicia suspensão de contribuintes com pendências no ICMS em setembro
30/08/2024
É correto dizer que a Justiça Federal decide mais a favor do Estado, afirma Igor Mauler
30/08/2024
Teses sobre base de cálculo de tributos no STF podem custar R$ 118,9 bilhões à União
30/08/2024
Empresas podem usar decisão do STF para afastar multas em cobranças tributárias
30/08/2024
STJ valida prescrição de multa aduaneira aplicada à Air France
30/08/2024
Reforma tributária pode encarecer construção civil e imóveis, impactando em empregos e mais
VER TUDO
Por Eng
Seu Pedido
0

Você não tem itens
no seu pedido

Continuar Comprando