Content

Artigos
Home Artigos Reforma tributária não pode criar novas demandas judiciais, diz desembargador

08/08/2023

Reforma tributária não pode criar novas demandas judiciais, diz desembargador

A reforma tributária precisa oferecer um modelo que de fato simplifique a atuação dos entes federativos e agilize a vida do contribuinte, a fim de evitar a criação de novas demandas judiciais em cima do contencioso já acumulado.



Para Abraham, reforma precisa trazer modelo mais simples e ágil de tributação
Divulgação
É o que sugere o desembargador Marcus Abraham, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. Especialista em Direito Tributário, ele falou sobre o assunto em entrevista à série “Grandes Temas, Grandes Nomes do Direito”, na qual a revista eletrônica Consultor Jurídico conversa com algumas das principais personalidades do Direito brasileiro e internacional.

“Na minha visão pessoal, como magistrado e ex-advogado público e privado, qualquer reforma tributária deve considerar uma série de elementos simplificadores que garantam segurança jurídica, transparência e respeito às garantias dos entes federativos, para que eles possam exercer as suas funções. Pois não adianta atribuir funções sem os meios pelos quais eles possam realizá-las”, disse o desembargador.

Abraham também observou que, em um país que tem a litigiosidade tributária como fator cultural, as disputas entre contribuinte e Fazenda Pública costumam chegar ao Judiciário. E isso, segundo ele, é algo que os legisladores precisam ter em mente na hora de definir as novas normas.


“A minha grande preocupação, em relação a qualquer modelo de reforma tributária que venha a ser adotado, é que não sejam criadas novas demandas judiciais além do passivo de contencioso que nós já temos”, afirmou.

Seguindo esse raciocínio, o desembargador acrescentou que a reforma precisa apresentar um modelo de tributação que seja efetivamente mais simples e ágil, em linha com o atual estágio da administração, “que é o de um Estado tecnológico, com um modelo de governança digital”.

Aprovada em dois turnos na Câmara dos Deputados em julho passado, a reforma propõe a criação de um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) sobre o consumo de bens e serviços. Sobre essa particularidade, Abraham sugeriu que a reforma aproveite o modelo “já cinquentenário do IVA e o transforme em um IVA com inteligência artificial”. “Para que não adotemos algo que já existe há mais de 60 anos. É preciso evoluir”, concluiu.
Fonte: Conjur
30/07/2025
Reforma Tributária – Normas e Estrutura Atual
30/07/2025
Tabelas Fiscais Oficiais - REFORMA TRIBUTÁRIA
08/05/2025
REFORMA TRIBUTARIA
08/05/2025
A Reforma Tributária no Brasil
08/05/2025
A transição para a Reforma Tributária em 2026
10/09/2024
Roubo da mercadoria afasta multa tributária aplicada a transportadora
10/09/2024
Produtor rural obtém direito a restituição de ICMS pago a mais
10/09/2024
Bancos devem informar operações do ICMS eletrônico, decide STF
10/09/2024
Empresa de economia mista que presta serviço essencial não pode ter bens penhorados
04/09/2024
Não incide IRRF na transferência de quotas de fundo de investimento por sucessão
04/09/2024
Gerdau vence no STJ discussão sobre ágio interno
04/09/2024
Agenda STF: Ministros devem julgar ação sobre Reintegra com impacto de R$ 49,9 bilhões para a União
04/09/2024
STF julga imunidade tributária na importação de vinis de artistas brasileiros
04/09/2024
Secretário da reforma tributária afirma que contadores terão atuação diferente no novo sistema tributário brasileiro
04/09/2024
Sefaz-AM inicia suspensão de contribuintes com pendências no ICMS em setembro
30/08/2024
É correto dizer que a Justiça Federal decide mais a favor do Estado, afirma Igor Mauler
30/08/2024
Teses sobre base de cálculo de tributos no STF podem custar R$ 118,9 bilhões à União
30/08/2024
Empresas podem usar decisão do STF para afastar multas em cobranças tributárias
30/08/2024
STJ valida prescrição de multa aduaneira aplicada à Air France
30/08/2024
Reforma tributária pode encarecer construção civil e imóveis, impactando em empregos e mais
VER TUDO
Por Eng
Seu Pedido
0

Você não tem itens
no seu pedido

Continuar Comprando