Content

Artigos
Home Artigos IPTU: São Paulo terá reajuste de 4,3% em 2024 e oferecerá desconto à vista

06/01/2024

IPTU: São Paulo terá reajuste de 4,3% em 2024 e oferecerá desconto à vista

Nesta quarta-feira (3), a prefeitura de São Paulo divulgou o Edital do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2024.

O vencimento da primeira parcela do imposto ou a opção de pagamento à vista está programada para fevereiro.

Para este ano, com base na inflação, o reajuste é de 4,3%.


Aqueles cidadãos que optarem pelo pagamento à vista do IPTU receberão um desconto de 3% no tributo, sem contar que evitarão possíveis acréscimos moratórios vindos do esquecimento de parcelas mensais.

Além disso, os contribuintes também poderão optar por quitar o imposto em dez parcelas.

Vale informar que o pagamento à vista ou as duas parcelas poderá ser feito por meio de 2ª via do boleto que pode ser emitido via internet, disponível a partir do dia 15 de janeiro deste ano no site da prefeitura de São Paulo.

Outro ponto importante que deve ser mencionado é que o vencimento será no dia 9 ou no dia 14, para os contribuintes que não fizeram opção de dia de vencimento. Tem também a opção de vencimento no dia 20, para os contribuintes optantes pela notificação por administradoras de imóveis vencendo a primeira parcela em março.

Pagamento do IPTU
Para que o contribuinte realize o pagamento do imposto, o mesmo pode recorrer a terminais de autoatendimento, internet banking, guichês de caixa, casas lotéricas ou até mesmo via Pix.

Para aqueles que optarem pelo pagamento por Pix, o guia com o código estará disponível no site da prefeitura.

Vale também informar que não haverá o envio mensal de boletos para os contribuintes optantes pelo pagamento parcelado, somente a notificação de lançamento com a opção de pagamento à vista ou de primeira parcela.

Os contribuintes que optarem pelo parcelamento receberão, posteriormente, todos os demais boletos em um único formulário, mantendo os vencimentos por mês de cada parcela.

Fonte: Exame
30/07/2025
Reforma Tributária – Normas e Estrutura Atual
30/07/2025
Tabelas Fiscais Oficiais - REFORMA TRIBUTÁRIA
08/05/2025
REFORMA TRIBUTARIA
08/05/2025
A Reforma Tributária no Brasil
08/05/2025
A transição para a Reforma Tributária em 2026
10/09/2024
Roubo da mercadoria afasta multa tributária aplicada a transportadora
10/09/2024
Produtor rural obtém direito a restituição de ICMS pago a mais
10/09/2024
Bancos devem informar operações do ICMS eletrônico, decide STF
10/09/2024
Empresa de economia mista que presta serviço essencial não pode ter bens penhorados
04/09/2024
Não incide IRRF na transferência de quotas de fundo de investimento por sucessão
04/09/2024
Gerdau vence no STJ discussão sobre ágio interno
04/09/2024
Agenda STF: Ministros devem julgar ação sobre Reintegra com impacto de R$ 49,9 bilhões para a União
04/09/2024
STF julga imunidade tributária na importação de vinis de artistas brasileiros
04/09/2024
Secretário da reforma tributária afirma que contadores terão atuação diferente no novo sistema tributário brasileiro
04/09/2024
Sefaz-AM inicia suspensão de contribuintes com pendências no ICMS em setembro
30/08/2024
É correto dizer que a Justiça Federal decide mais a favor do Estado, afirma Igor Mauler
30/08/2024
Teses sobre base de cálculo de tributos no STF podem custar R$ 118,9 bilhões à União
30/08/2024
Empresas podem usar decisão do STF para afastar multas em cobranças tributárias
30/08/2024
STJ valida prescrição de multa aduaneira aplicada à Air France
30/08/2024
Reforma tributária pode encarecer construção civil e imóveis, impactando em empregos e mais
VER TUDO
Por Eng
Seu Pedido
0

Você não tem itens
no seu pedido

Continuar Comprando