Content

Artigos
Home Artigos Ministério é condenado a acelerar fiscalização no Porto de Santos

01/04/2024

Ministério é condenado a acelerar fiscalização no Porto de Santos

O serviço de controle do ingresso de mercadorias, de responsabilidade dos funcionários da Secretaria da Receita Federal e dos demais órgãos de fiscalização de importações, é considerado essencial e, por isso, é disciplinado pelos princípios da continuidade, da regularidade e da adequação do serviço público, previstos no artigo 6º da Lei 8.987/95.



Juiz ordenou que fiscais do Mapa acelerem fiscalização no Porto de Santos

Esse foi o fundamento adotado pelo juiz Décio Gabriel Gimenez, da 3ª Vara Federal de Santos (SP), para determinar que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promova imediatamente os procedimentos de fiscalização das mercadorias importadas por duas empresas que estão paradas no Porto de Santos.

Na mesma decisão, o magistrado também determinou que o ministério providencie que as mercadorias listadas na ação e que ainda não chegaram ao porto tenham uma fiscalização célere.

Dez dias
A decisão foi provocada por mandado de segurança em que as empresas narraram que, após o início de movimento grevista de fiscais do Mapa, as atividades de fiscalização dos suportes de madeiras (pallets) que acondicionam as mercadorias importadas estão se estendendo além do razoável. Elas sustentaram que o procedimento de fiscalização, que durava em média duas horas, passou a demorar cerca de dez dias.



Ao analisar o caso, o magistrado explicou que estavam presentes os requisitos legais para a concessão da tutela de urgência. “Com efeito, no presente mandado de segurança discute-se a existência de direito à prestação de serviço célere, na condição de usuárias dos serviços de fiscalização aduaneira, cuja prestação, no Porto de Santos, está parcialmente a cargo da autoridade impetrada.”

Diante disso, ele determinou a execução imediata dos procedimentos de desembaraço das mercadorias e ordenou que o ministério informe imediatamente ao juízo qualquer obstáculo que houver para a conclusão dos despachos aduaneiros.


Atuou na causa a advogada Tatiana Rezende Torres Zeller, do escritório Rolim Goulart Cardoso Advogados

Processo 5001208-90.2024.4.03.6104
Fonte: Conjur
30/07/2025
Reforma Tributária – Normas e Estrutura Atual
30/07/2025
Tabelas Fiscais Oficiais - REFORMA TRIBUTÁRIA
08/05/2025
REFORMA TRIBUTARIA
08/05/2025
A Reforma Tributária no Brasil
08/05/2025
A transição para a Reforma Tributária em 2026
10/09/2024
Roubo da mercadoria afasta multa tributária aplicada a transportadora
10/09/2024
Produtor rural obtém direito a restituição de ICMS pago a mais
10/09/2024
Bancos devem informar operações do ICMS eletrônico, decide STF
10/09/2024
Empresa de economia mista que presta serviço essencial não pode ter bens penhorados
04/09/2024
Não incide IRRF na transferência de quotas de fundo de investimento por sucessão
04/09/2024
Gerdau vence no STJ discussão sobre ágio interno
04/09/2024
Agenda STF: Ministros devem julgar ação sobre Reintegra com impacto de R$ 49,9 bilhões para a União
04/09/2024
STF julga imunidade tributária na importação de vinis de artistas brasileiros
04/09/2024
Secretário da reforma tributária afirma que contadores terão atuação diferente no novo sistema tributário brasileiro
04/09/2024
Sefaz-AM inicia suspensão de contribuintes com pendências no ICMS em setembro
30/08/2024
É correto dizer que a Justiça Federal decide mais a favor do Estado, afirma Igor Mauler
30/08/2024
Teses sobre base de cálculo de tributos no STF podem custar R$ 118,9 bilhões à União
30/08/2024
Empresas podem usar decisão do STF para afastar multas em cobranças tributárias
30/08/2024
STJ valida prescrição de multa aduaneira aplicada à Air France
30/08/2024
Reforma tributária pode encarecer construção civil e imóveis, impactando em empregos e mais
VER TUDO
Por Eng
Seu Pedido
0

Você não tem itens
no seu pedido

Continuar Comprando