Content

Artigos
Home Artigos Reforma tributária prevê ITCMD sobre distribuição desproporcional de dividendos

16/08/2024

Reforma tributária prevê ITCMD sobre distribuição desproporcional de dividendos

Por Beatriz Olivon, Valor — Brasília

A votação de destaques do Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 108 na sessão de hoje da Câmara dos Deputados inclui uma mudança que tem preocupado tributaristas que atuam com planejamentos sucessórios e organizações empresariais. Os deputados vão analisar um ponto que tem sido considerado um “alargamento do conceito de doação”: a incidência do ITCMD sobre distribuição desproporcional de dividendos, sem prova de propósito negocial — operação que hoje não é tributada.
A “distribuição proporcional” ocorre quando os dividendos não acompanham a participação dos sócios nas empresas. Em companhias familiares, podem ser utilizadas para que os controladores recebam, em relação a sua participação, menos ou mais dividendos que outros familiares, sendo uma forma indireta de repassar participação na empresa, sem incidência de ITCMD.

Hoje essa prática não é vetada nem tributada, segundo tributaristas. E é adotada por empresas de forma geral como mecanismo legítimo de remuneração, similar a um bônus. Com a mudança, dizem, pode haver judicialização. Esse é um dos mecanismos utilizados em planejamentos sucessórios que poderão passar a ter a incidência do ITCMD.
De acordo com a tributarista Ana Cláudia Akie Utumi, do Utumi Advogados, todas as empresas podem ser atingidas. Isso porque o artigo 164 do PLP estabelece que são consideradas doações, para fim de incidência do ITCMD, atos societários que resultem em benefícios desproporcionais para sócio ou acionista praticados por liberalidade e sem justificativa negocial passível de comprovação, incluindo distribuição desproporcional de dividendos, cisão desproporcional e aumento ou redução de capital a preços diferenciado.
A regra vale para transmissões entre pessoas vinculadas. Para a tributarista, não fica claro se “pessoas vinculadas” seriam apenas familiares, podendo atingir grupos econômicos. Também não está claro, acrescenta a tributarista, o que a Receita Federal vai considerar como prova de propósito negocial. “Isso causa insegurança e abre um flanco importante”, afirma.

De acordo com Ettore Botteselli, sócio do Martinelli Advogados, esse é um dos pontos que hoje permitem o não pagamento de ITCMD em transmissões que a reforma elimina. “O PLP elenca de forma objetiva fatos geradores que antigamente não tínhamos em contexto de cobrança de ITCMD, e traz à tona alguns mecanismos de reorganização societária e instrumentos que passam a ser passíveis de incidência do imposto”, diz.

As hipóteses que passarão a ser tributadas — distribuição desproporcional de dividendos, cisão desproporcional e aumento ou redução de capital a preço diferenciado — são muito usadas hoje em dia, segundo o advogado. “É especialmente comum o pagamento do dividendo desproporcional.”
Ainda segundo Botteselli, o cerne da questão é o que seria o propósito negocial. Hoje não há veto para distribuição desigual de dividendos e o mecanismo é utilizado pelas empresas na remuneração a administrador que também é sócio, por exemplo. Nesse caso, segundo o advogado, já existem algumas fiscalizações da Receita para verificar se dividendo desproporcional é, por algum aspecto, pagamento de remuneração.
“Estava todo mundo muito focado no IBS, CBS e no Comitê Gestor. Deu a sensação que veio camuflada essa alteração, com relação a doações, base de cálculo e responsabilidade solidária”, afirma Maysa Pittondo Deligne, sócia do CPMG Advocacia. Ainda segundo a advogada, grande parte dos planejamentos tributários hoje com holding são com dividendos desproporcionais, principalmente nos planejamentos familiares.
A advogada destaca que existem motivações empresariais para a distribuição desigual de dividendos e também para cisão desproporcional e aumento ou redução de capital a preço diferenciado. Para ela, com essa tributação, a tentativa é atingir operações societárias como um todo e não apenas holdings familiares.
30/07/2025
Reforma Tributária – Normas e Estrutura Atual
30/07/2025
Tabelas Fiscais Oficiais - REFORMA TRIBUTÁRIA
08/05/2025
REFORMA TRIBUTARIA
08/05/2025
A Reforma Tributária no Brasil
08/05/2025
A transição para a Reforma Tributária em 2026
10/09/2024
Roubo da mercadoria afasta multa tributária aplicada a transportadora
10/09/2024
Produtor rural obtém direito a restituição de ICMS pago a mais
10/09/2024
Bancos devem informar operações do ICMS eletrônico, decide STF
10/09/2024
Empresa de economia mista que presta serviço essencial não pode ter bens penhorados
04/09/2024
Não incide IRRF na transferência de quotas de fundo de investimento por sucessão
04/09/2024
Gerdau vence no STJ discussão sobre ágio interno
04/09/2024
Agenda STF: Ministros devem julgar ação sobre Reintegra com impacto de R$ 49,9 bilhões para a União
04/09/2024
STF julga imunidade tributária na importação de vinis de artistas brasileiros
04/09/2024
Secretário da reforma tributária afirma que contadores terão atuação diferente no novo sistema tributário brasileiro
04/09/2024
Sefaz-AM inicia suspensão de contribuintes com pendências no ICMS em setembro
30/08/2024
É correto dizer que a Justiça Federal decide mais a favor do Estado, afirma Igor Mauler
30/08/2024
Teses sobre base de cálculo de tributos no STF podem custar R$ 118,9 bilhões à União
30/08/2024
Empresas podem usar decisão do STF para afastar multas em cobranças tributárias
30/08/2024
STJ valida prescrição de multa aduaneira aplicada à Air France
30/08/2024
Reforma tributária pode encarecer construção civil e imóveis, impactando em empregos e mais
VER TUDO
Por Eng
Seu Pedido
0

Você não tem itens
no seu pedido

Continuar Comprando